João Aires: “Temos uma exigência connosco próprios de tentar sempre o melhor possível"
Os eSports do SC Braga preparam-se para disputar, este fim de semana, a FC December Cup, a segunda de três etapas decisivas rumo aos Play-ins do Campeonato do Mundo.
O treinador João Aires destaca que a preparação não difere muito da adotada noutras competições, uma vez que o grupo tem mantido um trabalho sustentado desde o início da época. Ainda assim, a importância da December Cup obriga a uma atenção redobrada aos detalhes táticos, à gestão mental e à escolha criteriosa da equipa a utilizar no torneio. As expetativas são elevadas, especialmente após o bom resultado de Licapu na primeira etapa e tendo em conta o potencial do Luca, que procura agora alcançar uma prestação mais sólida.
[gallery size="large" columns="1" ids="422612"]
João Aires
Preparação: “Não foi muito diferente da preparação para torneios anteriores. Trata-se de um trabalho sustentado desde o início da época, portanto, a base já estava praticamente feita. A fase de qualificação para o torneio, nomeadamente a Ladder, é uma boa Arena para focar os treinos em situações específicas que os jogadores necessitavam de aperfeiçoar. Ao mesmo tempo, jogar num formato competitivo contra outros atletas de topo permitiu-nos recolher algumas informações que podem ser boas para percebermos o que se deve implementar no jogo dos jogadores e, no lado inverso, corrigir eventuais falhas que possamos estar a cometer”.
Forças de Luca e Licapu: “São dois jogadores com estilos de jogo muito diferentes, mas ambos extremamente capazes de aplicar neste tipo de torneios, aquilo que treinam durante semanas. Destaco a capacidade de adaptação dos dois a situações desfavoráveis, a vontade de vencer de ambos é enorme e, isso, nos momentos cruciais pode fazer a diferença. Têm uma mentalidade competitiva fantástica e acreditam sempre que é possível ganhar todos os jogos que disputam”.
Desafios na preparação: “Sem dúvida, que foi tentar que eles estivessem focados em todos os jogos que disputassem e que, ao mesmo tempo, não se sobrecarregassem de partidas. Vínhamos de uma fase final de um torneio nacional em que aspirávamos a mais, e a parte mental tem um impacto crucial no desempenho dentro do jogo. Outro desafio foi também a parte da escolha da equipa que iriam utilizar no torneio. Como o jogo sofre mudanças ao longo do tempo, tivemos de nos adaptar, tentar arranjar soluções e escolher cartas que permitam que eles estejam confortáveis e confiantes no seu plano de jogo”.
Expetativas: “São as mesmas de sempre: temos uma exigência connosco próprios de tentar sempre o melhor possível”.
[gallery columns="1" size="large" ids="422613"]
Licapu
Rotina: “Tivemos a ladder que é sempre uma boa preparação para o qualificador, e fizemos treinos para podermos estar preparados para qualquer situação”.
Metas: "O meu objetivo nestes torneios, é primeiramente, passar o primeiro dia do qualificador e, depois, continuar o bom momento no domingo. Certamente será mais um fim de semana complicado, pois o nível dos adversários é muito alto, por isso estou preparado para um torneio bastante competitivo".
Gestão Mental: “Trabalhar a parte mental acho que é algo que, na minha opinião, tens que preparar fora do jogo e não apenas dentro do jogo. Todos os aspetos na tua vida influenciam a tua resistência mental durante os jogos de alta pressão”.
[gallery columns="1" size="large" ids="422614"]
Luca
Treino: “Visto que temos apresentado um bom nível, a preparação foi idêntica às outras competições. Treinámos diariamente e implementamos novas mecânicas para termos mais ferramentas nos jogos mais equilibrados”.
Ambições: “O objetivo é tentar chegar o mais longe possível, sempre com a mentalidade de jogo a jogo. Temos qualidade para ganhar a competição, mas é preciso muito mais do que isso, e temos que estar sempre focados em todos os jogos”.
Exigência Competitiva: “Vamos estar a competir entre os melhores da Europa, por isso é normal o nível ser altíssimo, mas nós também fazemos parte dos melhores, e é isso que temos que provar”.
Equilíbrio Psicológico: “Fazer muitos jogos de treino ajuda a treinar a nossa resistência mental, mas mesmo assim, em competição, nos jogos de alta pressão, precisamos de muito paciência e calma para conseguir manter o nível”.